Inscrições de alunos nos cursos do programa

Novas turmas serão abertas de acordo com a disponibilidade orçamentária

Seleção de alunos - 3ª Pactuação

Período de inscrições: 15/07/2020 a 27/07/2020

10 - Novas turmas.mp4
No resultado preliminar constam apenas os alunos que foram sorteados. O nome de todos os candidatos aparece apenas na listagem de todos os inscritos.

Os sorteados devem ficar atentos aos e-mail. As turmas iniciam na segunda feira 03/08/2020.


Seleção de alunos - 1ª Pactuação

Período de inscrições: 04/05/2020 a 14/05/2020

Regras do Sorteio Eletrônico

Sorteio eletrônico

O Software usado pelo IFAL já é utilizado por outros institutos federais. O programa sorteia aleatoriamente a ordem dos números através de algoritmos e cálculos matemáticos. Para manter a transparência do processo, o programa deixa registrado, ao final da página do registro do sorteio, o campo “Semente Utilizada”, para que seja possível auditar o resultado do sorteio. O número da semente utilizada é que garante a aleatoriedade do processo e inclusive permite a reprodução do sorteio realizado, com o mesmo resultado.

Resultado

A lista aponta os candidatos classificados dentro das vagas e os que estão no cadastro de reserva, por curso. Com base nesta planilha a Coordenação-Geral envia e-mail aos candidatos classificados, com as informações para o início dos cursos.

Informações sobre semente utilizada no sorteio eletrônico:

Da maneira como este código-fonte se encontra implementado, a semente utilizada na geração de números pseudo-aleatórios é o tempo (quantos milissegundos se passaram desde 1 de Janeiro de 1970 até o momento em que o botão “Gerar lista” foi clicado).

"A semente aleatória é um número (ou vetor) usado para iniciar o algoritmo gerador de números pseudo-aleatórios. A escolha de uma boa semente aleatória é crucial quando se trata de segurança da informação e criptação computacional. É a semente aleatória que permitirá que uma chave secreta de criptografia seja gerada de modo randômico. Computacionalmente as sementes aleatórias são muitas vezes geradas a partir de um valor que não se repetirá, como por exemplo, a marca temporal atual. Uma marca temporal (ou estampa de tempo) é uma cadeia de caracteres denotando a hora ou data que certo evento ocorreu."

Assim, cada vez que se clica no botão "Gerar lista" do script do sorteio eletrônico, uma lista diferente é gerada, sendo o tempo o fator que torna a lista pseudo-aleatória em lista realmente aleatória.

Para efetuar o download do programa utilizado para realização do sorteio eletrônico clique aqui.

Caso deseje verificar a autenticidade do sorteio eletrônico realizado utilizando a semente publicada, siga os seguintes passos:

1) Colocar o número de candidatos inscritos e o número 0 (zero) para a quantidade de vagas;

2) Marque a opção "Inserir semente manualmente" e coloque a semente do resultado do sorteio a ser auditado;

3) Clique no botão "Gerar Lista";

4) Efetue a comparação da saída do programa com a lista impressa.